O relatório da agência reflete seis mortes e dois feridos, assim como 1.248 vítimas e 4.624 evacuados como resultado de chuvas e deslizamentos de terra.
O Conred respondeu até quinta-feira a 172 incidentes, e em termos de infraestrutura aparecem 1.248 casas com danos entre leves, moderados e severos, bem como 49 estradas e cinco pontes afetadas e três destruídas.
Enquanto isso, o Instituto de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) alertou sobre fortes chuvas em vários departamentos antes da possível formação de uma tempestade tropical nas águas do Golfo do México, que ameaça impactar o território centro-americano.
O Insivumeh previa para hoje um ambiente úmido e instável em todo o território nacional com nuvens parciais e espalhadas durante o dia, embora à noite seja esperada uma chuva acompanhada de atividade elétrica.
As maiores quantidades seriam em boca costa, oeste e Franja Transversal del Norte, segundo meteorologistas, que recomendaram cautela devido à alta umidade do solo e à possibilidade de inundações repentinas de rios, enchentes, descida de lahares na cadeia vulcânica e danos à rede viária.
Entre os departamentos com maior probabilidade de chuva estão Alta Verapaz, Quiché, Huehuetenango, Izabal, Petén, San Marcos, Quetzaltenango, Retalhuleu, Suchitepéquez e Escuintla.
jcm/mmc/bm