O pedido da Costa Rica será um dos pontos da celebração do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 2021, que reunirá virtualmente líderes políticos internacionais e personalidades do meio ambiente, disse a Casa Presidencial.
Este país da América Central foi escolhido para sediar o Fórum de Alto Nível deste ano para o aniversário, que visa ativar o apoio político e aumentar os esforços de restauração de terras na próxima década.
A respeito desta reunião, o Presidente Carlos Alvarado afirmou que para a Costa Rica é importante usar sua liderança para atrair muitos parceiros e poder levantar sua voz sobre o tema da desertificação.
‘Tudo está interligado no mundo hoje. A questão da desertificação pode ser vista nas cidades como algo remoto. Mas o que acontece nas áreas rurais – a perda dessas áreas cultiváveis – coloca mais pressão sobre os sistemas alimentares mundiais. E menos comida para todos ou menos florestas sequestradoras de carbono’, enfatizou.
Ele argumentou que a vida de muitas pessoas depende da saúde da Terra, então – ele indicou – perdê-los devido à desertificação ou seca coloca milhares de vidas em risco.
O presidente da Tico destacou que ‘fazer uma frente comum para enfrentar este problema é fundamental para que os filhos da próxima geração, em todo o mundo, tenham a oportunidade de ter acesso a uma vida boa e saudável’.
A Casa Presidencial anunciou que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o presidente da Assembleia Geral da organização, Volkan BozkÄ ñ r, vão participar na atividade.
jf / ale / fav