Amr Talat, detentor da carteira egípcia; e seu homólogo iraquiano, Arkan Shehab, previram a criação de uma equipe técnica conjunta responsável por projetar e implementar a iniciativa no curto prazo.
Na véspera foi assinado um memorando de entendimento bilateral que possibilitou esta decisão, bem como a discussão de outros mecanismos para ativar a cooperação e a troca de experiências nas áreas de infraestrutura, inovação, investimentos, segurança cibernética e satélites.
Segundo comunicado do gabinete egípcio, Bagdá atribui especial interesse ao vínculo de comunicação com o Cairo por sua importância estratégica para os dois países árabes.
Além disso, ‘a ponte egípcio-iraquiana serviria como uma estrutura regulatória para implementar seus projetos nacionais.’
Shehab lidera uma delegação de alto nível composta por funcionários do governo e representantes do setor privado iraquiano, que visita o país do Norte da África desde 16 de junho.
Durante o encontro com seu homólogo egípcio, ele destacou que convidará empresas deste país a participarem de um fórum de negócios para conhecer o promissor mercado iraquiano.
mgt / lcp / glmv