A iniciativa musical reuniu a notável saxofonista Laura MacDonald, figura incontornável do jazz escocês e primeira vencedora do prémio Jovem Músico de Jazz Escocês do Ano em 1997.
Formada pela Berklee School of Music em Boston, MacDonald se tornou a principal intérprete de seu instrumento na Scottish National Jazz Orchestra e, como compositora, foi indicada duas vezes ao Prêmio Paul Hamlyn.
Seu trabalho brilhou em outros eventos relevantes, como a Creative Scotland, o Festival de Jazz de Londres e Edimburgo, Jazz Scotland, enquanto acompanhava os renomados coletivos The European Jazz Network e a National Youth Jazz Orchestra.
Por sua vez, a produtora Dj Rebeca Vasmant mostrou suas credenciais no evento musical que dá acesso a diversas sessões de música eletrônica ministradas pela artista, respeitada por seu trabalho no álbum Con amor, de Glasgow.
Da mesma forma, a cantora e compositora Christine Bovill estrelou uma das performances virtuais com a interpretação de um repertório de canções clássicas para o Festival de Jazz de Glasgow.
Bovill construiu sua reputação com shows com lotação esgotada e turnês internacionais, o que lhe rendeu grande popularidade por sua combinação eficaz de jazz e pop.
Embora o concurso reúna outros defensores do jazz, como Fergus McCreadie, Nick Peacock e Ryan Quigley’s Homeland Sextet; a perspectiva de gênero define o padrão no evento que abriu o intercâmbio sobre a presença feminina na cena sonora do Reino Unido.
msm / chm / hb