Del Castillo disse na cerimônia de fundação que o objetivo é otimizar a investigação deste tipo de crime e rastrear a origem de recursos econômicos suspeitos de organizações criminosas ou indivíduos ligados ao crime, de acordo com uma nota institucional.
O chefe de governo disse que devido aos múltiplos casos de corrupção conhecidos durante a administração de facto de Jeanine Áñez, o governo nacional tomará as medidas necessárias para ‘recuperar os bens que foram obtidos ilegalmente por essas pessoas’ e assim fazer melhorias na saúde e educação.
Enfatizou que estes tipos de políticas fazem parte da luta frontal contra atividades ilegais como o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas e a corrupção.
Del Castillo mencionou que o novo departamento foi criado com o apoio da Polícia Federal do Brasil, uma agência de aplicação da lei com ampla experiência nesta área.
Acrescentou que a cooperação do país vizinho será materializada com o desenvolvimento de um curso de Investigação e Análise Financeira destinado aos policiais bolivianos.
Segundo o Ministro do Governo, a corrupção é um mal que aflige a sociedade em todos os níveis e combatê-la é o dever de todos.
mem/dla/bm