Eles também examinarão a situação na Venezuela, os temas atuais da agenda global e regional e os laços mútuos no âmbito das Nações Unidas e outras organizações e plataformas internacionais.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores local, Maria Zakharova, disse nos últimos dias que a Rússia e a Venezuela mantêm ‘uma parceria estratégica baseada na cooperação igualitária e mutuamente benéfica, em laços de amizade e simpatia mútua entre seus povos’.
Em 2020, ambos os países celebraram o 75° aniversário das relações diplomáticas e este ano celebram o 25° aniversário da assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação.
Durante a comemoração em 24 de maio na Venezuela, o Ministro das Relações Exteriores Arreaza disse que este acordo foi um evento histórico que lançou as bases das relações entre Moscou e Caracas, fortalecidas pela Revolução Bolivariana.
‘Desde 2000, o primeiro encontro entre o Comandante Hugo Chávez e o Presidente Vladimir Putin nos permitiu diversificar nossas relações’, disse ele.
Arreaza disse que Venezuela e Rússia assinaram dezenas de acordos que se tornaram uma realidade apesar do bloqueio dos EUA e das circunstâncias que a economia nacional enfrenta.
Ele enfatizou que a cooperação abrange áreas de saúde, militar-técnica, financeira, agricultura, educação, ciência e tecnologia, indústria, comércio, turismo, mineração, alimentos, entre outros setores vitais para o desenvolvimento econômico e social do país.
‘Nosso relacionamento é tangível, pode ser visto e sentido, as relações entre Venezuela e Rússia têm sido exemplares, paradigmáticas para nossos vizinhos na América Latina e no Caribe’, disse ele.
ga/mml/vmc