Segundo a Agência Senado, o Terra, ex-ministro da Cidadania, foi convocado pela primeira vez em maio, durante o testemunho do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na ICC.
Na ocasião, Mandetta confessou que ‘outras pessoas’ procuraram negar as diretrizes do Ministério da Saúde a Bolsonaro e, entre elas, o ex-chefe da Cidadania.
Durante uma reunião realizada em setembro na presença do chefe de Estado, o parlamentar foi apresentado como padrinho de um grupo de médicos que apoiavam o uso de drogas ineficazes contra o vírus.
‘Em várias ocasiões, Osmar Terra expressou sua opinião sobre como a abordagem da crise deve ser feita. Imunização coletiva, não através da vacinação em massa, mas através da exposição do maior número possível de pessoas’, disseram os senadores Humberto Costa e Rogério Carvalho, justificando o pedido aprovado pela diretoria.
O congressista Alessandro Vieira é o autor de outro pedido de audiência do ex-ministro. Embora as exigências tenham sido inicialmente apresentadas como intimação, finalmente foram votadas como convite.
A este respeito, Terra confirmou à CNN Brasil que testemunhará na terça-feira na ICC e que aludir a um escritório paralelo no governo federal para combater a pandemia ‘é uma falácia’.
Ele disse que estava ‘muito calmo (sobre o testemunho na comissão)’ e lamentou as distorções e os materiais que tentam desqualificá-lo.
Para a CPI, o legislador é um dos principais membros do gabinete fora do Ministério da Saúde que elaborou as principais políticas de combate ao patógeno, como a chamada imunidade do rebanho.
Algumas publicações médicas afirmam que tal imunidade, também chamada de imunidade da comunidade ou do rebanho, ocorre quando há um número suficiente de pessoas resistentes à doença, seja porque foram infectadas ou vacinadas, e o vírus não pode mais se espalhar, portanto, os casos deixam de aumentar.
Em sua oitava semana de pleitos, o CPI foi criado para investigar o desempenho do Poder Executivo frente ao Covid-19, que até o momento já reclamou 502.586 mortes e 17.996.831 infectados.
ga/ocs/vmc