Este é o caso das barbaridades ocorridas nos centros conhecidos como Pozo de Banfield, Pozo de Quilmes e Brigada de Lanús, que inclui o caso de 442 vítimas, incluindo 18 mulheres grávidas e muitos de seus companheiros, bem como sete crianças nascidas em cativeiro.
De acordo com a Associação Avós da Praza de Maio, Miguel Santucho, que procura seu irmão ou irmã nascido em cativeiro, testemunhará hoje. Clara Fund, irmã de Juan Carlos Fund, que ainda está desaparecido e foi preso na Brigada Quilmes, também testemunhará.
María Marta Coley Robles, filha de Manuel Coley Robles, que foi sequestrado em 27 de outubro de 1976, também é esperada para falar na audiência. María Marta, então com 11 anos de idade, testemunhou o sequestro de seu pai, cujos restos mortais foram identificados pela Equipe de Antropologia Forense Argentina em 2009.
A audiência será transmitida ao vivo no canal La Retaguardia no YouTube e as Avós convidaram você a se juntar a eles neste importante processo para conseguir justiça para seus filhos desaparecidos e seus netos apropriados durante a ditadura.
O Tribunal Oral Federal 1 de La Plata, capital da província de Buenos Aires, está julgando 18 repressores que trabalharam nestes centros de detenção clandestinos, entre eles Miguel Etchecolatz, o ex-médico de polícia Jorge Bergés e Juan Miguel Wolk, que foi responsável pelo Pozo de Banfield.
O caso foi levado a julgamento pela primeira vez em abril de 2012 e as avós são reclamantes junto com Carlos D’Elía, Victoria Moyano Artigas, María José Lavalle Lemos e sua irmã María Lavalle, crianças apropriadas, hoje homens e mulheres que conseguiram recuperar sua verdadeira identidade.
Pablo Díaz, sobrevivente da notória Noite dos Lápis, e Graciela Borelli Cattaneo, irmã de um cidadão uruguaio que foi vítima do Plano Condor, também são queixosos.
Em 10 de junho passado, as Avós celebraram mais de quatro décadas depois, a sentença contra cinco outros repressores condenados à prisão perpétua por seus atos contra militantes que participaram da Contra-ofensiva dos Montoneros entre 1979 e 1981.
msm/may/vmc