A funcionária insistiu na importância de cumprir normas sanitárias, em um contexto marcado pela massiva celebração do Festival de Música, com vários incidentes que motivaram a intervenção da policía e o anúncio do retorno dos concertos a partir de 30 de junho.
Em declarações à rede de televisão BFM, Bachelot admitiu que a situação ontem ultrapassou os limites do aceitável, mas também pediu para tirar o positivo do dia, a festa popular após mais de um ano de restrições.
Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas da França ontem para participar do Festival de Música em seu 40ú aniversário, após sua discreta comemoração em 2020 devido ao impacto do Covid-19.
O governo autorizou a realização de mini-concertos em bares, restaurantes e espaços fechados, mas nesta capital e noutras cidades havia concentrações de jovens nas ruas, algumas expulsas pelas autoridades, como em Nantes, onde as forças da ordem costumavam jogar gás, enquanto em Annecy dois homens uniformizados sofreram ferimentos.
Ainda hoje o Ministério da Cultura anunciou o lançamento de 30 milhões de euros para a realização de projetos artísticos, medida que visa estimular a recuperação do setor após os efeitos da crise sanitária, iniciativa dirigida em particular aos jovens criadores.
mem/wmr/jcfl