A metrópole receberá a primeira edição portuguesa deste evento de 8 a 10 de abril de 2022 em cinco locais diferentes e, de acordo com os organizadores, será um evento único e sustentável com a participação de aproximadamente 25 mil pessoas.
Os especialistas também consideram o papel transformador do evento para a cena cultural, criativa e artística do país e lembraram que é um encontro para celebrar a música eletrônica a partir de uma diversidade de experiências, incluindo apresentações e pesquisas sobre o assunto.
Assim, além de criadores nacionais e estrangeiros, o festival envolverá tecnólogos, antropólogos e cientistas, e incluirá exposições de arte digital, debates sobre sustentabilidade, iniciativas multidisciplinares, concertos e materiais audiovisuais.
Além das 26 edições em Barcelona, 74 festivais aconteceram em 33 cidades em 30 países desde 2002, embora este ano, caracterizado pela difícil situação mundial da saúde como resultado da pandemia de Covid-19, somente a cidade turca de Istambul anunciou que será realizada em 2 de outubro.
Entretanto, os organizadores adiaram as duas últimas edições do Sonar em Barcelona para o mês de junho de 2022 e mudaram algumas propostas do programa para plataformas digitais.
mem/dgh/bm