O espanhol Willy Hernangómez, a australiana Jessica Fox, o venezuelano Rubén Limardo e o mexicano Rommel Pacheco compartilharam mensagens de unidade e solidariedade em apoio aos esforços globais para conter a pandemia.
Hernangómez, bronze com a seleção espanhola de basquete no Rio de Janeiro 2016, destacou que os Jogos Olímpicos serão o ponto alto para comemorar uma vitória sobre o vírus na forma do esporte, por meio de medalhas, jogos, lutas e corridas.
Neste sentido, o basquetebolista acrescentou que tudo o que se relaciona com esporte é saúde e em Tóquio 2020 ‘vamos tentar esquecer todos os maus momentos provocados pelo vírus e o esporte vai devolver a alegria de sempre’.
A duas vezes medalhista no slalom, a australiana Fox, participará pela terceira vez em competições deste nível e para ela a disputa no japão constitui um ‘privilégio após meses de inatividade em decorrência da Covid-19’.
Por seu lado, o mexicano Pacheco vai saltar para a água nos seus quartos Jogos Olímpicos e, nesse sentido, afirmou que Tóquio 2020 ‘será certamente a linha divisória para dizer a todos que o mundo está bem e que estamos unidos’.
Por meio de sua conta no Twitter, o espadachim Limardo, que conquistou o ouro em Londres 2012, saudou o Dia das Olimpíadas e, um mês após a abertura dos Jogos Olímpicos, expressou: ‘Digo que ainda estou tão empolgado quanto da primeira vez, essa história ainda tem páginas para escrever ‘.
Outras figuras como a ginasta britânica Laura Gallagher, a tenista indiana Ankita Raina, a surfista francesa Jeremy Flores e a corredora ugandense Halimah Nakaayi, também enviaram palavras de esperança e paz ao mundo 30 dias após a abertura do grande evento em Tóquio.
O movimento esportivo mundial celebra neste dia 23 de junho o Dia Olímpico em comemoração da fundação do COI em 1894 pelo Barão Pierre de Coubertain e, desde então, tem promovido o espírito de solidariedade, esperança e otimismo.
mem / yma / hb