Em um intercâmbio online com altos funcionários do setor, o titular observou que ‘após quase cinco meses de trabalho árduo em todo o Chile, conseguimos vacinar 80,26 por cento da população-alvo contra covid-19’, ou seja, 12.199.649 pessoas.
Esse número foi alcançado ontem, disse Paris, acrescentando que ‘esse foi o nosso primeiro grande objetivo, e podemos dizer, missão cumprida’.
Ele explicou que até agora mais de 21.724.000 doses das diferentes vacinas disponíveis no país foram fornecidas para a realização da campanha massiva de imunização contra a Covid-19.
No entanto, o ministro alertou que apesar desta conquista, ‘não significa que devemos baixar os braços, devemos continuar a trabalhar juntos’ para enfrentar a pandemia.
Apesar do notável progresso da campanha, as autoridades insistem que vão ser vacinadas cerca de duas milhões de pessoas que, tendo acesso aos injetáveis, ainda não o fizeram.
Além disso, especialistas alertam que mesmo quando as pessoas recebem as duas doses da vacina, devem continuar com os cuidados pessoais para evitar infecções, já que a pandemia mantém indicadores elevados no país apesar de certa tendência de melhora na última semana.
mem / rc / hb