O audiovisual, divulgado na semana passada pelo Escritório de Estado-Maior Conjunto do Japão, mostra o mapa do Nordeste Asiático com algumas áreas, como Dokdo, marcadas em círculos vermelhos para indicar que estão em disputa territorial.
O material até mostra Dokdo como ‘Ilha Takeshima’, nome que o Japão usa para se referir às ilhotas.
Expressamos claramente nosso pesar e apresentamos nossa reclamação ao lado japonês por meio de um canal diplomático, disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.
A fonte acrescentou que Dokdo é inerentemente território sul-coreano historicamente, geograficamente e pelo direito internacional.
Como enfatizamos repetidamente, o governo pretende lidar com as reivindicações injustas do Japão sobre Dokdo de maneira estrita e firme, disse ele.
O enclave tem sido uma fonte recorrente de tensão entre os dois vizinhos, enquanto Tóquio continua a reivindicar as ilhotas do Mar do Leste em seus documentos de política, declarações públicas e livros escolares.
Seul também reclamou recentemente de um vídeo divulgado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no qual Dokdo também é mencionado como território japonês.
mgt / lp / hb