O combustível de referência europeu Brent ganhou 76 centavos, ou 1,02 por cento, a $ 75,56 o barril, após atingir $ 75,66, seu nível mais alto desde outubro de 2018.
Por sua vez, o West Texas Intermediate, nos Estados Unidos, somou 76 centavos, 1,04%, a 73,62 dólares o barril, próximo ao seu nível mais alto desde outubro de 2018.
Para a corretora PVM, a tendência de alta está ganhando impulso. O Brent atingiu mais de 45 por cento este ano, apoiado por cortes de fornecimento liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e um alívio das restrições do Covid-19.
O American Petroleum Institute informou que os estoques de petróleo caíram 7,2 milhões de barris, acima do esperado, de acordo com duas fontes do mercado.
A demanda global por combustível aumentará na segunda metade do ano, mas a OPEP e seus aliados também enfrentam a perspectiva de aumento da oferta iraniana se as negociações com as potências mundiais conseguirem reviver o acordo nuclear assinado com Teerã em 2015.
mgt/rfc/jcfl