Xi garantiu aos astronautas que ele, o governo e o povo continuam a prestar muita atenção ao seu trabalho, e desejou-lhes sucesso enquanto o realizam.
‘A estação é um marco na causa espacial da China e fará uma contribuição pioneira para o desenvolvimento pacífico do espaço exterior (…) Esperamos ansiosamente seu retorno triunfante a Beijing’, disse ele.
Enquanto isso, os astronautas disseram que eles permanecem em boas condições e estão desempenhando suas tarefas como planejado.
Atualizaram o presidente sobre os detalhes da missão e se comprometeram a completá-la com bons resultados.
Os três homens partiram na última quinta-feira a bordo do Shenzhou-12 e entraram no módulo central da estação espacial no mesmo dia.
Esta é a sétima missão tripulada na história da China e os membros desta missão são oficiais de comando e engenheiros. Dois deles deixarão a nave espacial e o terceiro esperará lá dentro.
Eles permanecerão por três meses no cosmos e serão dedicados ao reparo, manutenção e montagem da estação espacial. A China enviou estes profissionais após a nave espacial de carga Tianzhou-2 ancorada com o módulo central de Tianhe no mês passado para entregar suprimentos, equipamentos e combustível.
O governo planeja lançar um total de 10 missões tripuladas para treinar na montagem e construção de veículos complexos e grandes, bem como na realização de voos de longa duração perto da Terra e experimentos em larga escala.
A estação da China irá operar em órbita terrestre baixa a uma altitude de 340 a 450 quilômetros, enquanto sua vida útil foi projetada para 10 anos.
No entanto, os especialistas acreditam que poderá durar mais de 15 anos com manutenção e reparos adequados.
mem/ymr/bm