O secretário executivo do bloco regional, Sacha Llorenti, disse que a reunião de alto nível prestará homenagem ao 200ú aniversário da Batalha de Carabobo, uma ação militar decisiva na luta pela independência da Venezuela.
A reunião das altas autoridades da ALBA-TCP acontecerá num cenário geopolítico caracterizado pelo impacto econômico e pelos danos humanos causados pela pandemia Covid-19, juntamente com a marcada hostilidade dos Estados Unidos contra vários países da região.
Em declarações recentes, Llorenti disse que os Estados membros do bloco ratificarão a vontade integracionista diante dos desafios e ameaças globais aos povos da região.
‘Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais nossa Aliança e dar um salto qualitativo rumo à unidade, (…) em um cenário onde os Estados Unidos, aliados às oligarquias regionais, geram um boicote aos esforços de integração’, disse ele.
Na noite de quarta-feira, o Ministro das Relações Exteriores, Imigração e Comércio de Antígua e Barbuda, Everly Paul Chet, e o Ministro da Agricultura, Terras e Florestas de Grenada, Peter David, chegaram à Venezuela para se dirigirem ao conclave.
Durante a XVIII Cúpula, realizada em 14 de dezembro de 2020 sob a modalidade de videoconferência, a ALBA-TCP ratificou o compromisso de fortalecer esta entidade regional.
A reunião desta quinta-feira dará continuidade aos acordos emanados de uma série de reuniões realizadas no decorrer de 2021 com o objetivo de fortalecer a cooperação em setores estratégicos como saúde, agricultura e alimentação, educação, articulação política e comunicacional.
jf/wup/vmc