23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Polícia boliviana investiga destino de armas trazidas do Equador

Polícia boliviana investiga destino de armas trazidas do Equador

La Paz, 24 jun (Prensa Latina) A Polícia boliviana está trabalhando para definir o destino das armas trazidas do Equador para o país durante o governo de facto, disse hoje um alto funcionário daquele órgão.

Estamos aguardando os resultados técnico judiciais para saber como foram utilizadas as granadas de gás lacrimogêneo e munições ’emprestadas’ pela administração de Lenín Moreno, disse o Comandante Jhonny Aguilera.

Esperamos ter um inventário do material, disse ele e acrescentou que uma equipe policial e militar estava encarregada de sua transferência em um avião Hércules, após os esforços feitos pelo adido militar nacional no Equador.

Sobre o número de pessoas envolvidas, ele não forneceu informações exatas, mas garantiu a existência de pessoal envolvido da Polícia e das Forças Armadas.

O Ministro do Governo Eduardo del Castillo anunciou em 10 de junho uma investigação sobre o suposto fornecimento de armas pelo governo equatoriano ao regime golpista de Jeanine Áñez.

Recebemos informações não oficiais da entrega em nosso país não só de gás lacrimogêneo em meio a conflitos após a demissão de Evo Morales, mas também que a administração de Moreno deu munição de guerra, explicou o detentor.

O advogado boliviano Gary Prado revelou anteriormente que o então Ministro do Governo, Arturo Murillo, pressionou e gerenciou, através do Ministério da Defesa, o empréstimo de gás lacrimogêneo do Equador. Após a prisão de Murillo em 21 de maio nos Estados Unidos, o Ministério Público da Bolívia retomou as investigações do caso com maior vigor e recentemente convocou outros 10 ex-ministros da administração Áñez para depor como testemunhas.

Murillo cometeu crimes graves e tem vários julgamentos aqui pelos quais ele deve ser responsabilizado, argumentou o Procurador-Geral Wilfredo Chávez, que estimou que ele será julgado essencialmente pelas mortes, em referência aos massacres de Sacaba e Senkata, em 2019.

mgt/znc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES