Nesse sentido, o benchmark europeu de futuros de petróleo bruto Brent caiu 25 centavos, 0,33%, para 74,95 dólares por barril, depois de ter subido anteriormente para 75,78 dólares.
Os futuros de referência do WTI nos EUA caíram 23 centavos, 0,31%, a $72,86 por barril. Anteriormente, o contrato atingiu uma alta de 73,61 por barril.
Ambas as referências atingiram seus níveis mais altos desde outubro de 2018 na quarta-feira, antes de aparar ligeiramente os ganhos.
Um desenvolvimento que aumentou as expectativas de demanda de combustível na Europa está nos dados econômicos da Alemanha, pois mostrou o maior avanço no segmento de vendas no varejo desde a Reunificação, que ocorreu há mais de duas décadas.
Enquanto isso, o ministro do petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan, mais uma vez instou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a eliminar gradualmente os cortes de bombeamento, pois os preços altos estão alimentando a inflação.
A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, depende de suprimentos estrangeiros para mais de 80% de suas necessidades de petróleo bruto.
jcm/rfc/bm