O embaixador da Venezuela em Beirute, Jesús Gregorio González, estabeleceu um paralelo entre as posições de Bolívar e os acontecimentos atuais no país bolivariano.
González lembrou a rejeição do Libertador à exigência de um funcionário dos Estados Unidos para a devolução de dois navios americanos capturados pelas forças irredimíveis com um carregamento de armas para os espanhóis.
Agora episódios semelhantes acontecem, disse ele, porque a Venezuela continua em seu caminho para a independência, liberdade e soberania em face das tentativas dos Estados Unidos de miná-la.
Na opinião do chefe da missão diplomática, a batalha de hoje por esses valores é a continuação da luta iniciada desde 1498, após a chegada do colonizador espanhol.
É a mesma disputa, mas com um inimigo diferente, disse ele, e assim como os venezuelanos derrotaram o império de Madri, seremos vitoriosos contra o imperialismo norte-americano, disse ele.
A cerimônia de comemoração da Batalha de Carabobo aconteceu no bairro Beiruti de Bin Hassan, que contou com a presença do prefeito do município de Ghobeiry, Maem Khalil, e outras figuras políticas do território.
mem/arc/jcfl