Com sede na Plaza Gardel, no Teatro Metropolitano e no Teatro Pablo Tobón Uribe, o evento cultural inclui a chamada Rota do Tango, com sete passeios pelos bairros e vilas da cidade, capital da província de Antioquia.
Programado até 30 de junho, o evento inclui visitas a lugares emblemáticos como o Reataurante La Tanguería, o Salón Málaga e a Casa Gardeliana, um espaço para a preservação deste estilo artístico adotado pela cidade desde as primeiras décadas do século XX.
O programa inclui 40 eventos no local e o cumprimento de todos os protocolos de saúde para evitar o contágio com o vírus SARS-CoV-2, incluindo a obrigatoriedade de cumprimento do esquema de vacinação de pessoas com mais de 50 anos.
As propostas incluem concursos, música e concertos com assentos limitados, como a apresentação de abertura no Teatro Metropolitano com a Orquestra de Tango da Rede de Escolas de Música de Medellín e a Operetta Maria de Buenos Aires com libreto de Horacio Ferrer e música de Astor Piazzolla.
Além do acima mencionado, a agenda inclui espaços acadêmicos com especialistas argentinos, entre eles, a conferência Piazzola: estilo e música, dada pelo bandoneonista Lautaro Greco e A evolução do tango do Astor Piazzola, dada pelo acadêmico Osvaldo Manzo García.
Após a transferência da celebração para a virtualidade em 2020, como consequência da pandemia de Covid-19, esta edição presta homenagem ao 100ú aniversário do nascimento de Piazzolla e ao 86ú aniversário da morte de Gardel, e contém uma competição de dança com 450 concorrentes da Malásia, Argentina, Bolívia, Venezuela e Estados Unidos.
mem/dgh/bm