Essa ação foi justificada pela Panasonic como parte de uma revisão estratégica de seus investimentos.
A medida veio à tona na sexta-feira, depois que a empresa japonesa apresentou seu relatório anual de valores mobiliários aos reguladores.
Esse relatório foi realizado no ano fiscal japonês de 2020 (encerrado em 31 de março de 2021).
Porta-vozes da empresa japonesa argumentaram que eles continuarão a manter boas relações com a Tesla. A Panasonic alocará os recursos levantados na operação para investimentos de crescimento futuro, eles disseram.
A mídia local especula que parte dos recursos poderia ser usada em operações como a aquisição da empresa de software norte-americana Blue Yonder, negócio anunciado em abril passado.
As ações da Panasonic valorizaram 4,92 por cento neste dia, após conhecer a operação, cujo valor é quase cinco vezes superior à estimativa das ações que detinha no seu exercício de 2019.
A empresa japonesa é fornecedora da Tesla desde 2009 e um ano depois investiu 2,4 bilhões de ienes (18 milhões de euros) na fabricante de veículos elétricos.
Essa ação financeira significou uma injeção de capital na Tesla que também contribuiu para a expansão do negócio de baterias de lítio para automóveis japoneses.
mem/rfc/jcfl