O Auditório Ruy de Carvalho em Carnaxide vai receber pianistas de renome internacional como a belga Jan Michiels, a canadense Angela Cheng, os russos Grigory Gruzman e Nikolai Lugansky, a romena Suzana Bartal e a portuguesa Teresa de Palma Pereira.
Para além das apresentações, agendadas todos os domingos até 1 de agosto, o evento irá desenvolver sessões de masterclass para jovens pianistas e alunos do instrumento em escolas portuguesas e estrangeiras.
Segundo o diretor artístico Palma Pereira, o concurso visa promover o desenvolvimento de eventos musicais de alto nível no território, procurando através da música contribuir para a qualidade de vida de todos.
Procuramos um efeito de vitalização cultural da comunidade, fazer de Oeiras um Conselho de Referência Cultural e ultrapassar a exclusão cultural a que muitos cidadãos continuam a estar sujeitos, disse.
Da mesma forma, disse, pretende também homenagear aqueles que se empenham em garantir que ‘o direito à cultura não seja letra morta’, para permitir o intercâmbio com intérpretes de destaque e o acesso à boa música.
A Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta promovem o evento de piano que, segundo os seus organizadores, constitui um dos eventos musicais de excelência em Portugal.
jcm/yrv/jcfl