Em vez de realizar debates internos sobre a situação na Rússia, a UE deveria buscar uma troca direta com Putin, disse o líder alemão, falando em uma videoconferência na Assembleia Parlamentar franco-alemã.
Durante o fórum, no qual participaram 50 deputados da Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados francesa) e um número igual do Bundestag (Parlamento), Merkel disse que em uma futura cúpula UE-Rússia deveria discutir todos os problemas.
Isto deve incluir as questões que nos preocupam e aquelas sobre as quais desejamos desenvolver a cooperação, Merkel foi citada como dizendo pela imprensa local.
Para o chanceler alemão, entre os tópicos a serem discutidos estaria uma suposta agressão híbrida da qual todos os estados da UE estão sujeitos, algo que o bloco culpa a Rússia, apesar da rejeição daquele país a tais acusações.
Além de questões como o conflito na Ucrânia, o processo de paz na área de Donbass com os acordos de Minsk e a disputa política em Belarus, há também desarmamento, segurança e paz global, disse ela.
Merkel disse que a UE pode tomar uma posição unificada, abordando diretamente questões como o conflito na Síria e na Líbia com a Rússia.
Em uma recente cúpula em Bruxelas, o bloco da UE não conseguiu chegar a um consenso sobre uma proposta franco-alemã de realizar uma cúpula de todos os 27 estados-membros da UE com a Rússia.
mem/to/bm