Nesta segunda-feira, a organização deve anunciar o número total de propostas escolhidas durante o processo desenvolvido no dia anterior em todo o país e descrito como bem sucedido por seus líderes e militantes.
No encerramento do domingo, com 30% dos dados computados, mais de 27.000 pré-candidatos já haviam sido aprovados.
Durante a coletiva de imprensa oferecida para dar os resultados parciais, o primeiro vice-presidente da organização, Diosdado Cabello, anunciou que somente para os governadores existem 2.361 mulheres e 1.232 homens, aos quais ele destacou a liderança das mulheres neste processo.
Do Teatro Principal em Caracas, o líder revolucionário descreveu o dia da nomeação como um sucesso e parabenizou o povo por sua participação.
‘A modalidade que aplicamos tinha a ver com os seis cargos a serem eleitos, cada um tinha que ser feito ao mesmo tempo, sob um procedimento para garantir a paridade de gênero e os resultados são extraordinários’, disse ele.
Por sua vez, o Presidente Nicolás Maduro salientou que a decisão de consultar as bases e dar a palavra aos militantes era a decisão certa, ‘hoje alcançamos uma vitória total’.
Ele também destacou a participação da juventude socialista e apontou que o PSUV deu um grande exemplo à Venezuela e ao mundo de como um povo com poder e consciência organizada é capaz de fazer algo brilhante.
Ele instou a organização a realizar uma campanha eleitoral criativa, de altura, união e reencontro.
Finalmente, ele convidou as pessoas inscritas no Registro Eleitoral para participar no dia 8 de agosto nas eleições primárias do Partido.
mem/ycv/vmc