De acordo com um comunicado publicado pela presidência rotativa italiana do G-20, este país quer dar um novo impulso político ao objetivo de alcançar a meta da Fome Zero até 2030 com esta iniciativa.
A Declaração Ministerial de Matera, que destaca o papel da Coligação Alimentar lançada pela Itália na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, reiterará o compromisso do G-20 na construção de sistemas alimentares resistentes e sustentáveis, afirmou a declaração.
Durante a tarde, disse, os ministros do desenvolvimento discutirão o financiamento do desenvolvimento sustentável e territorial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível local, reafirmando ao mesmo tempo o compromisso do G-20 para uma recuperação inclusiva e sustentável dos países em desenvolvimento, na sequência da pandemia de Covid-19.
Por seu lado, os ministros dos negócios estrangeiros dedicarão uma sessão de trabalho à ‘governança global e multilateralismo’, com ênfase na necessidade de reforçar a colaboração internacional ’em setores-chave como a saúde global, o desenvolvimento sustentável, o combate às alterações climáticas e o comércio internacional’.
Posteriormente, abordarão as relações com o continente africano, com especial atenção ao desenvolvimento sustentável e às medidas mais adequadas em alguns sectores importantes, tais como ‘a inclusão de jovens e mulheres, o intercâmbio comercial, a luta contra as alterações climáticas e a transição energética’.
jha/fgg/vmc