O líder máximo do grupo político e presidente do país, Xi Jinping, entregou o prêmio aos selecionados durante cerimônia realizada no Grande Palacio do Povo desta capital.
Esta é a primeira vez que é concedida a medalha, que é vermelha, dourada e branca, e inclui itens como o emblema do PCC e a estrela de cinco pontas.
Xi disse que os homenageados personificam a integridade e devoção dos comunistas chineses, representam as tradições do partido de trabalho árduo e vida simples, bem como colocam os interesses públicos acima dos seus.
‘Os vencedores são heróis comuns que cumprem os seus deveres e fazem contribuições silenciosas. As suas obras podem servir de exemplo a seguir e o seu espírito de meta a perseguir (…) vêm do povo e têm raízes no povo, ‘ disse Xi.
O presidente enfatizou que várias gerações de comunistas chineses lutaram pela independência, prosperidade, força e felicidade da nação, após instar os atuais membros do PCCh a avançarem em direção ao objetivo de construir um país socialista moderno.
A China está na semana das comemorações pelos 100 anos do nascimento do Partido Comunista, um aniversário que vai homenagear com eventos em todo o território e eventos centrais em Beijing.
Na capital a programação inclui conversas com destacados integrantes do grupo político e ontem à noite o estádio olímpico ‘Ninho de Pássaro’ acolheu o evento de saudação à data.
O evento cultural foi conduzido por Xi, com a presença dos embaixadores das nações aqui credenciadas e transmitido ao vivo pelos principais meios de comunicação.
Na quinta-feira, a Praça Tian ´anmen será palco de desfile e as avenidas mais centrais de Beijing contam com arranjos de flores em grande escala inspirados na história e nas conquistas do país sob a liderança daquele grupo.
jha / ymr / hb