Este projeto de geração de energia nuclear no sul do estado indiano de Tamil Nadu simboliza a estreita cooperação entre os dois países, de acordo com o Financial Express.
A empresa russa Rosatom, que possui as mais avançadas tecnologias de energia nuclear, desempenha um papel importante no projeto, acrescentou a publicação.
De acordo com a fonte, as empresas russas estão fabricando os equipamentos para as instalações do reator e para a sala de turbinas da unidade cinco.
Durante a cerimônia, o embaixador russo na Índia Nikolay Kudashev disse que o trabalho marca um momento importante na cooperação bilateral de energia nuclear.
‘Junto com colegas indianos estamos prontos para lançar a construção em série de unidades de energia nuclear de última geração projetadas na Rússia em um novo local na Índia’, disse Alexey Likhachev, CEO da Rosatom.
A maior instalação de geração de energia nuclear da Índia consistirá de seis unidades de reator de água leve, cada uma com uma capacidade de 1.000 megawatts (MW).
Desenvolvidos em cooperação técnica com a Rússia, os reatores Kudankulam garantem a máxima segurança para a usina, para o público e para o meio ambiente.
As unidades um e dois estão operacionais, enquanto a terceira e quarta unidades estão 50 por cento completas. As unidades cinco e seis devem ser concluídas em 66 e 75 meses, respectivamente.
A conclusão do projeto fornecerá seis mil MW de energia limpa à Índia.
mem/abm/bm