Neste evento convocado pela ONU Mulheres e co-presidido pela França e México, o chefe da organização multilateral salientará o impacto desproporcionado da pandemia de Covid-19 na população feminina, disse o porta-voz.
Guterres irá também explicar como a crise de saúde acentua os grandes desequilíbrios de poder e as falhas da ordem social que acabam por prejudicar mulheres e adolescentes.
Ele abordará também o trabalho de novas gerações de ativistas, políticos e mulheres líderes de todas as idades que estão a criar uma nova dinâmica para restaurar o equilíbrio do poder, disse Dujarric.
Enquanto estiver em Paris, o secretário-geral da ONU deverá realizar uma reunião bilateral com o Presidente francês Emmanuel Macron.
A 1 de Julho, o chefe das Nações Unidas viajará para Valencia, Espanha, onde visitará a base logística das Nações Unidas em Quart de Poblet para assinalar o seu 10ú aniversário, disse o porta-voz.
Além disso, disse ele, irá encontrar-se com estudantes universitários e discutir as questões urgentes de hoje.
Depois viajará para Madrid e lá planeia uma reunião com o Presidente do Governo, Pedro Sánchez; uma audiência com o Rei Felipe VI e uma reunião com a Vice-Presidente da Transição Ecológica, Teresa Ribera.
Posteriormente, o chefe das Nações Unidas participará numa mesa redonda com empresários do clima.
jha/ifb/vmc