Organizado pela entidade responsável pela preservação de parte do patrimônio cultural do país e pela Comissão de Monumentos Nacionais, o evento será realizado na instituição com sede na cidade de Havana.
Símbolo da cultura cubana dentro e fora do país, a Biblioteca Nacional abriu suas portas pela primeira vez em 18 de outubro de 1901 e em 1949 recebeu o nome de Herói Nacional de Cuba como uma digna homenagem a sua marca.
A entidade possui um acervo literário digital e inúmeras salas que se tornam testemunhas do patrimônio documental, bibliográfico, artístico e sonoro da nação caribenha e da cultura universal.
O centro tem sido palco de acontecimentos marcantes na história da ilha, entre os quais se destaca o discurso Palavras aos intelectuais proferido pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, em 1961, juntamente com um grupo de artistas e escritores. .
Precisamente neste 30 junse comemora 60 anos do encontro alegórico com a vanguarda artística e literária, que desde então estabeleceu as bases da política cultural da Revolução triunfante de 1959.
A Lei dos Monumentos Nacionais e Locais, aprovada em 1977, rege a atribuição desta distinção a qualquer construção, estaleiro ou objeto que, pela sua excepcionalidade, mereça ser protegido por disposições legislativas.
Para a concessão, a Comissão de Monumentos Nacionais, responsável pelo processo, rege-se por diversos requisitos, entre os quais se destaca o elevado significado cultural, histórico ou social para o país do centro em questão.
ga / yrv/glmv