De acordo com uma publicação do Jornal Espanhol de Comunicação da Saúde, a Covid-19 gerou inúmeros desafios em torno da comunicação digital, entre os quais se destaca a alta disseminação de informações falsas em espaços de mensagens instantâneas como o Whatsapp ou plataformas como Facebook e Instagram.
As chamadas ‘notícias falsas’ são frequentemente difundidas por pessoas ou relatos amplamente seguidos no ambiente on-line e provocam uma histeria social que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar um estado de ‘infodemia’ desde fevereiro de 2020, explica o documento.
Para os autores do artigo, as redes sociais também contribuem para neutralizar a desinformação.
Desde o ano passado, por exemplo, empresas gigantes como Facebook e Twitter têm apertado seus filtros para identificar quando uma notícia é falsa e removê-la do fluxo digital.
Também criaram, juntamente com a OMS, centros de informação sobre a Covid-19 onde publicam dados atualizados sobre o progresso das campanhas pandêmicas e de vacinação.
Tal lista de ações durante o período pandêmico mostra que as organizações globais compreendem a influência das plataformas digitais na vida cotidiana das pessoas.
A cada 30 de junho, a data é comemorada para destacar a importância de usar essas ferramentas digitais de forma responsável.
Em celebrações anteriores foram organizados eventos, fóruns e conferências que procuraram explorar o potencial de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.
Em 2020, a chamada virtual foi focada em usuários compartilhando conteúdo valioso sobre o assunto usando a hashtag #SocialNetworksDay.
mgt/ghp/bm