Espero muito que os Estados Unidos entendam que o mundo muda e que neste mundo em mudança eles revejam suas prioridades e interesses, disse o presidente em resposta às perguntas dos cidadãos no programa de televisão Linha Direta.
Putin destacou que, se alcançada, a estrutura mundial poderia adquirir ‘um caráter mais benéfico e nossas relações, em particular com os Estados Unidos, poderiam se desenvolver dentro de um curso normal’.
Questionado sobre a possível resposta às violações dos EUA às ‘linhas vermelhas’ definidas pelo Kremlin, o presidente disse que Moscou não tomará medidas em detrimento de seus próprios interesses.
‘Os americanos em seus voos espaciais continuam a usar nossos propulsores que fornecemos há décadas, devemos suspendê-los, sofrendo danos a nós mesmos?’
Putin disse que se os Estados Unidos ‘cruzarem algumas linhas, sabemos dar respostas assimétricas, bastante sensíveis’, afirmou.
Sobre a repercussão do recente encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ele alertou que mudanças radicais estão ocorrendo no mundo e que Washington entende por um lado, por isso foi realizada a cúpula de Genebra.
‘Mas, por outro lado, tentam manter a todo custo sua posição de monopolista, de onde vêm as ameaças e os comportamentos destrutivos, com todas essas manobras destrutivas, provocações e sanções’, disse.
Putin destacou que nessas circunstâncias muito dependerá da atitude de Biden, embora o sistema político dos Estados Unidos tenha mecanismos de contrapeso para uma eventual reaproximação entre Moscou e Washington. No entanto, isso significa que a Rússia continuará a se desenvolver, não importa quais sanções sejam impostas contra ela.
mgt / mml / hb