Desde madrugada, com as tags como #PerónVive e #PerónEterno, centenas de mensagens inundam as redes sociais como o Twitter para homenagear o promotor de uma corrente que lutou por e para o povo, cujo legado, seus seguidores asseguram, está hoje mais vivo do que nunca.
Com um vídeo que imortaliza vários dos momentos mais importantes de Perón, a organização política La Cámpora, relembrou a passagem para a imortalidade do ex-presidente enquanto o Partido Justicialista destacava a trajetória de quem foi três vezes presidente. Continuamos honrando seu legado: Justiça Social, Independência Econômica e Soberania Política, disse aquele grupo.
Precisamente dessa organização haverá hoje várias homenagens em homenagem ao criador da corrente política peronista, entre elas uma palestra dirigida pelo presidente Alberto Fernández, ao lado de Alejandro Dolina, Barton, Gillespi e Bernarda Llorente, que será transmitida ao vivo pela internet .
Pela manhã, o Ministro da Cultura, Tristán Bauer, comparecerá ao mausoléu de Perón na Quinta San Vicente, onde repousam os seus restos mortais.
‘Ser solidários. Unir-se para lutar. Persuadir. O peronismo está unido e mais forte do que nunca. Em momentos difíceis e felizes, alcançar a doutrina do Perón e torná-la realidade é nossa tarefa militante. É assim que o legado se mantém vivo, ‘disse o chefe da Casa Civil, Santiago Cafiero, no Twitter.
Por sua vez, o Frente de Todos lembrou o general com uma de suas frases icônicas: minha causa é a causa do povo. Meu guia é a bandeira da Pátria.
Imagens, muitas delas ao lado de Eva Perón, e vídeos, são replicadas nas redes e em vários espaços da internet para homenagear o político, o promotor de uma corrente que marca transversalmente esta nação, mas acima de tudo o ser humano.
‘A verdadeira democracia é aquela em que o governo faz o que o povo quer e defende um único interesse: o do povo’, disse certa vez o general.
ano / maio / hb