A cidade portuária de Valência será a primeira escala oficial de viagens, onde o renovado chefe da ONU será recebido pela ministra das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, Arancha González Laya.
Nessa cidade, Guterres vai comemorar o décimo aniversário do Centro das Nações Unidas para a Tecnologia da Informação e Comunicação (UNICTF-V) junto com o Chanceler espanhol e o presidente da Generalitat Valenciana, Ximo Puig.
Inaugurado em 6 de julho de 2011, foi originalmente criado para apoiar Operações de Manutenção da Paz (PMOs) na área de tecnologia da informação e comunicação.
A base do Quart de Poblet é hoje uma referência mundial na área de tecnologia da informação e comunicação, e tem a vocação de se tornar gradativamente um centro de transformação digital da ONU.
Em linha com a projeção de Guterres de que o sistema das Nações Unidas terá seu próprio sistema ‘nuvem’ para evitar depender de empresas internacionais, haverá dois nós, um em Quart de Poblet e outro em Genebra, na Suíça.
Posteriormente, a figura máxima da ONU irá à Cidade das Artes e das Ciências de Valência para se encontrar com os jovens espanhóis e estabelecer um diálogo sobre os desafios e as oportunidades do mundo de hoje
A ideia é falar sobre as ações da ONU em relação à juventude, além de seu papel na resposta multilateral à pandemia, na promoção da proteção ambiental, no combate à desigualdade e nos direitos humanos.
Nesta sexta-feira, 2 de julho, já em Madrid, Guterres completa a sua visita à Espanha com entrevistas com o Rei Felipe VI, o Primeiro-Ministro Pedro Sánchez e a Quarta Vice-Presidente e Ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera.
ymr / ft /ml