Em seu relatório mais recente, a entidade especifica que a quinta tempestade tropical da atual temporada está localizada 1.255 quilômetros a leste das Ilhas de Barlavento, com ventos máximos sustentados de 65 quilômetros por hora.
Formado na madrugada desta quinta-feira, no Atlântico, o relatório também especificava que seu centro estava localizado próximo à latitude 10,6 norte, longitude 52,6 oeste, com um movimento de 44 quilômetros por hora.
De acordo com a previsão, um movimento oeste-noroeste é esperado nas próximas 24 horas e o sistema passará perto ou sobre porções das Ilhas de Barlavento ou Ilhas Leeward do Sul amanhã para continuar rumo ao Mar do Caribe à tarde e à noite da sexta-feira .
Os meteorologistas da região previam um período ativo para a temporada ciclônica de 2021 no Atlântico e no Mar do Caribe, que começou em meados de maio com a tempestade subtropical Ana.
O segundo evento Bill circulou em meados de junho perto da Carolina do Norte, mas sua vida durou apenas algumas horas, enquanto Claudette dias depois causou chuvas significativas no sudeste dos Estados Unidos, assim como Dany, dessa vez na Carolina do Sul, para se dissipar mais tarde na Geórgia.
As estatísticas refletem que a temporada teve o mês de junho mais movimentado, semelhante ao que aconteceu em 1886, 1909, 1936 e 1968 com três tempestades nomeadas formadas no mês (Bill, Claudette e Danny).
A lista de 21 eventos deste ciclo que vai até 30 de novembro será seguida por Fred, Grace, Henri, Ida, Julián, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Víctor e Wanda.
msm / alb / hb