O vice-chanceler venezuelano para a América Latina, Rander Peña, manteve um encontro com o diretor sul-americano do Itamaraty, Jorge Luis Mayo, durante o qual foram reafirmados os laços de amizade e fraternidade existentes.
A esse respeito, o Vice-Ministro Peña explicou que as partes trataram da situação na região da América Latina e do Caribe, buscando fortalecer os mecanismos de coordenação política, informou o Itamaraty em nota à imprensa.
Uma delegação do Governo de Cuba, presidida pelo Vice-Primeiro Ministro Ricardo Cabrisas, fez uma recente visita de trabalho ao país sul-americano para avaliar o desenvolvimento de acordos de cooperação abrangentes.
A esse respeito, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou à imprensa que os dois países mantêm uma revisão constante dos laços em diversas áreas de interesse estratégico e ratificou o compromisso de fortalecer esses laços diante da agressão econômica dos Estados Unidos. Estados.
Por sua vez, Cabrisas descreveu como intensa a agenda desenvolvida ao longo de vários dias com altas autoridades venezuelanas, que produziu resultados encorajadores, enfatizou.
Além disso, afirmou que a cooperação entre Venezuela e Cuba avança em ritmo acelerado, apesar dos obstáculos associados às medidas coercitivas implementadas pelo governo dos Estados Unidos.
Durante sua estada no país sul-americano, o co-presidente da comissão intergovernamental fez intercâmbio com o vice-presidente setorial de Economia e ministro do Petróleo da Venezuela, Tareck El Aissami.
Da mesma forma, Cabrisas manteve reuniões de trabalho com os funcionários venezuelanos da Saúde Carlos Alvarado; Agricultura Produtiva e Terras, Wilmar Castro; Energia Elétrica, Néstor Reverol; e o presidente da estatal Petróleos de Venezuela, Asdrúbal Chávez.
As representações governamentais enfatizaram que, em meio à difícil situação caracterizada pelo enfrentamento da pandemia Covid-19, a prioridade de ambos os governos gira em torno da preservação da saúde de suas respectivas populações.
Por força do Acordo Integral de Cooperação assinado em 2020, Havana e Caracas promovem programas e projetos nas áreas de saúde, educação, energia, ciência e tecnologia, cultura, defesa, esporte, entre outros, para impulsionar suas economias e bem-estar. de suas cidades.
jcm/wup/bj