De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts citado pelo site oficial de notícias das Nações Unidas, esta iniciativa ajuda a promover a mudança necessária para impedir a disseminação de desinformação ou informações falsas online.
A simples pausa para questionar a origem, a credibilidade, a relevância e a precisão de qualquer informação antes de compartilhá-la reduziu significativamente a propensão a divulgação de conteúdo impreciso, observou o relatório.
A campanha Pausa (Pause é originalmente seu nome em inglês) foi lançada sob a iniciativa Verified (Verificado) em colaboração com a agência de impacto social Purpose (Objetivo), que visa municiar as pessoas com dados científicos durante a pandemia de Covid-19.
Verified se associa com agências da ONU, influenciadores, membros da sociedade civil, empresas e plataformas de mídia social para criar e distribuir conteúdo confiável e preciso.
Desde o início da pandemia, autoridades das Nações Unidas alertam sobre o aumento de notícias falsas e informações errôneas na Internet relacionadas à doença causada pelo SARS-CoV-2 e como combatê-la.
Por isso, incentivaram o combate a essa desinformação e a verificação da veracidade e embasamento científico de tudo o que é compartilhado online.
Guiado por pesquisas, a campanha Pausa é construída sobre a premissa de que interromper, mesmo por alguns segundos, o desejo de compartilhar algo que vemos nos permite ter tempo para pensar mais criticamente sobre ele.
Durante a pandemia, a desinformação pode ser mortal, por isso é tão importante fazer uma pausa e ajudar a impedir a disseminação da desinformação, enfatizou Melissa Fleming, Subsecretária- geral para Comunicações Globais das Nações Unidas.
oda / ifb / cm