De acordo com a contagem oficial, Leadbeater obteve 13.296 votos, para assumir a liderança de apenas 323 votos sobre o candidato do Partido Conservador Ryan Stephenson (12.973).
O líder do Partido dos Trabalhadores, George Galloway, ficou em terceiro lugar, com 8.264 votos.
A eleição local foi convocada porque a legisladora trabalhista Tracy Brabin renunciou ao seu assento na Câmara dos Comuns após sua eleição como prefeita de West Yorkshire em maio passado.
A novíssima deputada é a irmã de Jo Cox, que também representou Batley and Spen no Parlamento Britânico até seu assassinato às mãos de um ativista de extrema-direita em 2016.
Estou tão feliz que o povo de Batley and Spen rejeitou a divisão e votou pela esperança, disse Leadbeater em seu discurso de vitória.
A campanha eleitoral que levou à eleição realizada no dia anterior foi marcada por reclamações de jogo sujo dos candidatos, intimidação, ataques racistas e homofóbicos e distribuição de panfletos falsos.
Os analistas dizem que a vitória de Leadbeater representa um alívio para Starmer, cuja liderança dos trabalhistas britânicos estava em dúvida após derrotas consecutivas em outras eleições parciais.
Um resultado fantástico para a brilhante e corajosa Kim Leadbeater, escreveu a líder da oposição em sua conta no Twitter uma vez que confirmou a vitória de sua correligionária, que disse que será uma excelente legisladora.
Desde as eleições gerais de dezembro de 2019, o Partido Conservador no poder detém a maioria parlamentar de 82 assentos, com 364 assentos para os 286 da oposição, incluindo 199 ocupados pelo Partido Trabalhista.
oda/nm/vmc