Na véspera, as principais autoridades da nação caribenha indicaram a atualização e implementação de todos os planos de redução de risco de desastres, com ênfase especial na área de evacuação de pessoas, para evitar grandes concentrações e superlotação em meio à pandemia.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia da ilha, o evento pode começar a fazer-se sentir na parte oriental do país a partir da noite de sábado e no início da manhã de domingo, e são esperadas fortes chuvas como parte do seu avanço pelo território nacional.
Tudo isso acontece quando as taxas de incidência da Covid-19 aumentam em todas as províncias nos últimos 15 dias, e o decreto da fase de transmissão comunitária obriga a aplicação de dispositivos mais rigorosas para conter o contágio.
Em meio a este cenário, o Primeiro-Ministro Manuel Marrero dirigiu a preparação do Sistema de Energia Nacional para dar a maior vitalidade possível aos centros fundamentais da economia e dos serviços e, em especial, às instalações de saúde ligadas ao enfrentamento da pandemia.
Ele também ressaltou a importância de estarem prontas as brigadas para solucionar as falhas de energia e água, além de providenciar as reservas de combustível.
Diante do possível impacto da tempestade tropical, as instituições passaram a proteger os recursos materiais, limpar calhas e esgotos e adotar outras medidas gerais previstas nesses casos.
oda / kmg / cm