As quartas de final da Eurocopa começaram, e com um início um pouco acidentado nos primeiros jogos, e agora com mais convicção esta jovem e veterana Furia Roja ganhou o direito de vestir a camisa dos favoritos contra a Suíça esta noite.
Embora distante de São Petersburgo, Rússia, uma grande parte da população de 47 milhões de habitantes teve um rude despertar após a emocionante vitória de 5 a 3 sobre a Croácia nas oitavas de final.
Com desempenhos inconsistentes e alguns deslizes, tais como pênaltis perdidos por Morata e Gerard Moreno, e um erro do goleiro Unai Simon, a Espanha cresceu como uma equipe sob o controvertido técnico Luis Enrique Martinez.
Os veteranos, especialmente Sergio Busquets e Cesar Azpilicueta, tentaram, com relativo sucesso, apoiar a nova geração. Morata, por exemplo, parece estar atingindo a maturidade plena do ex-Real Madrid, há muito esperada.
Sarabia, Pedri, Laporte e Olmo são todos nomes que, apesar de sua juventude, estão no caminho certo para se estabelecerem neste torneio. Apostas interessantes que ajudam em meio à tensão física do tempo extra.
Mais exigidos pela França, os suíços, que venceram a disputa de pênaltis contra os campeões mundiais, chegarão também dizimados.
Eles têm o capitão Xakha fora por suspensão, enquanto o impetuoso Shaqiri e Seferovich estão suspensos. O outro jogo, no primeiro dia das quartas-de-final da primeira divisão europeia, tem as probabilidades de virar de cabeça para baixo.
A Bélgica, com o retorno dos machucados Eden Hazard e Kevin de Bruyne, parece ligeiramente superior em comparação ao lado inflamado da Itália.
oda/ft/vmc