De acordo com o documento, foram feitas mudanças na legislação sobre armas e os aspectos básicos da proteção da saúde dos cidadãos na Federação Russa.
O texto estabelece uma proibição de aquisição, armazenamento, porte e uso de armas por cidadãos que não passaram em um exame médico.
A lista de contraindicações médicas e a metodologia dos exames serão determinadas pelas autoridades.
Ao mesmo tempo, o exame médico para obtenção de armas só pode ser aprovado por organizações médicas relacionadas ao sistema de saúde estadual ou municipal.
O estudo deve incluir testes psicológicos e análises da presença de drogas, substâncias psicotrópicas e seus metabólitos no corpo.
A lei também estabelece a base para privar um cidadão do direito de manter e portar armas, levando em conta a investigação conduzida.
Para proprietários de armas com doenças prévias à lei, eles receberão uma ordem para se submeterem a um exame médico extraordinário dentro de 30 dias após receberem a citação. Durante esse tempo, a arma, a permissão e a licença de posse são tiradas do cidadão.
De acordo com a lei, os proprietários de armas devem se submeter a tais exames médicos pelo menos uma vez a cada cinco anos.
Ontem, Putin aprovou uma lei para reforçar a responsabilidade criminal pelo tráfico de armas.
O documento pune com prisão por até três anos ou trabalho forçado por até quatro anos pessoas envolvidas em crimes de armazenamento ilegal, transferência, porte, porte ou aquisição de armas de fogo, suas partes principais e munições.
Também no dia 28 de junho, Putin assinou uma lei aumentando a idade para adquirir armas de caça e armas de fogo de cano longo para autodefesa de 18 para 21.
mem/mml/vmc