O Dr. José Rubiera, um renomado meteorologista do país caribenho, considerou este como um organismo interessante por sua desorganização e evolução, algo ‘imprevisível’ para satélites e especialistas.
A Elsa transitou da tempestade tropical para o furacão e depois voltou à primeira categoria, sua velocidade de tradução alarmou os especialistas com 50 quilômetros por hora que depois caíram para 20 e um cone de trajetória igualmente variável.
Como se isso não fosse suficiente, quando as previsões anunciaram seus primeiros efeitos na noite de sábado ou no início da manhã de domingo, o organismo atrasou sua passagem e começou a ser sentido ontem à tarde em Cabo Cruz, província de Granma, com ventos de 85 quilômetros por hora e ondas de mais de três metros.
As reportagens da televisão nacional detalham a preparação exaustiva de cada território para a evacuação de pessoas e bens materiais, assim como para garantir a vitalidade dos serviços vitais.
Sem baixar a guarda devido ao atraso na chegada, os grupos de Defesa Civil de cada município verificaram tudo, desde a salvaguarda das colheitas, medicamentos ou gado até o preparo de pão e outros alimentos secos.
Com uma experiência conhecida na passagem de fenômenos meteorológicos, o país caribenho recebeu a Elsa em um cenário particularmente complexo após vários dias consecutivos relatando números recordes de novas infecções com a Covid-19.
Nesse sentido, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, apelou à disciplina como a chave para enfrentar a tempestade, enquanto o primeiro-ministro Manuel Marrero considerou as decisões locais essenciais para o abrigo seguro das pessoas com medidas sanitárias.
Os modelos de previsão preveem que a Elsa fará aterros em Cuba nas próximas horas entre a província de Cienfuegos e a Península de Zapata, e sua partida poderá ocorrer entre os territórios de Matanzas e Artemisa.
Com discretas chuvas acumuladas e rajadas de ventos de intensidade média, a tempestade confirma em seu caminho a sabedoria da maior das Antilhas na preparação para os fenômenos atmosféricos, enquanto inscreve seu nome como um dos fenômenos mais incomuns da meteorologia em Cuba.
mem/ebr/bm