Os critérios de cerca de 40 personalidades do campo artístico da ilha convergem no audiovisual -de quatro capítulos- Ernesto Lecuona: sempre no meu coração, o que se torna uma justa homenagem ao pianista, compositor, empresário e intérprete da primeira metade do século XX.
Dirigido pelo pesquisador e jornalista Ramón Fajardo Estrada, o material permitirá conhecer marcos na carreira pessoal e criativa de uma das figuras mais emblemáticas da música na nação caribenha, que nasceu nesta capital em 1895 e morreu em 1963 em Tenerife, Espanha.
O primeiro capítulo será exibido nesta segunda-feira no programa ‘Bravo!’, transmitido no Canal Nacional de Educação, por ocasião do 60ú aniversário da União dos Escritores e Artistas de Cuba (Uneac) e do 25ú aniversário deste espaço na rede de televisão da maior das Antilhas.
A obra, produzida pelo Centro Audiovisual do Escritório do Historiador da Cidade de Havana e do Uneac, ratifica o destaque de quem críticos, nacionais e estrangeiros, considerados como o compositor cubano mais famoso e difundido mundialmente.
Lecuona legou mais de 850 pontos e exibiu seu talento nos salões Gaveau e Pleyel em Paris, no Carnegie Hall em Nova Iorque, apenas para mencionar três grandes locais, e sem esquecer os locais mais importantes de seu país natal.
mem/lbl/bm