O evento, que começou em 30 de junho, aconteceu no Teatro Adolfo Mejia da cidade colombiana e no Auditório Getsemani para receber a Orquestra Filarmônica de Bogotá, dirigida por Sebastiano Rolli, e acompanhada por cantores italianos e colombianos.
O evento dedicou master classes e recitais a compositores e intérpretes famosos da ópera clássica, com um belo repertório que descreveu quatro séculos do chamado Bel Canto italiano.
O pianista e musicólogo italiano Giovanni Bietti ofereceu uma série de master classes dedicadas à ópera e seus expoentes, como os italianos Claudio Monteverdi, Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini, o alemão Georg Friedrich Hñndel e o austríaco Wolfgang Amadeus.
Bietti fez referência à origem deste gênero musical-teatral e às razões de sua popularidade através de um estilo didático e divertido que também permitiu ao público apreciar suas interpretações de piano.
De acordo com o programa, o festival revisou o gênero, começando com L’Orfeo de Monteverdi (1607), seguido por Don Carlos de Verdi (1867) e concluído com La bohème de Puccini (1896).
A celebração ocorreu em um pequeno formato semi-presencial, com concertos ao vivo, televisionados e streaming dedicados a destacar momentos relevantes da história da ópera.
mem/yrv/bm