O evento é organizado pela associação ambiental Legambiente, a editora La Nueva Ecología e a organização Kyoto Club, em parceria com os consórcios nacionais para Embalagem (Conai) e para a Gestão, Coleta e Tratamento de Óleos Minerais Usados (Conou).
O encontro visa estimular o debate e a discussão entre instituições governamentais, nacionais, regionais e locais; empresas, consórcios da cadeia de abastecimento, operadores do setor e associações.
O Fórum será realizado pessoalmente nas instalações de Roma Eventi, na Plaza España e em formato virtual com a intervenção de representantes da Legambiente e outras instituições ambientais, políticas e do setor empresarial.
Em uma nota promocional do congresso, os organizadores enfatizaram que, se 2020 foi o ano da transposição das diretrizes sobre economia circular, este deveria ser o ano da implementação de um plano nacional.
O mesmo, detalham, deve incluir ferramentas, objetivos e reformas, começando com o fortalecimento do sistema de controles ambientais e recursos econômicos, conforme estabelecido no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência.
Na quarta-feira, último dia do evento, será realizada a XXVIII edição da ‘Comuni Ricicloni’, com a entrega de prêmios aos municípios sem desperdício.
jha/smp/vmc