Este grande evento da sétima arte programado até 17 de julho gera muitas expectativas, após seu cancelamento no ano passado pela pandemia de Covid-19 que levou os organizadores deste ano Pierre Lescure e Thierry Frémaux a adiarem seu início em dois meses.
Apesar dos esforços para aproximar o fórum de cinema da normalidade, a doença viral colocará seus obstáculos desde a própria abertura no Palais des Festivals e seu elegante tapete vermelho, com o uso de máscaras e a limitação do número de espectadores nas instalações, onde serão exibidos cerca de 150 filmes.
A 74ª edição também será diferente por causa de seu compromisso ambiental, a ponto de apresentá-la como um Festival de Cannes ecológico, uma iniciativa que incluirá o controle das emissões de dióxido de carbono e resíduos.
Neste sentido, os organizadores anunciaram medidas como o pagamento de uma contribuição ambiental de 20 euros para cada pessoa credenciada, o uso de veículos elétricos ou híbridos e a eliminação de garrafas plásticas de água.
Quanto às estrelas da sétima arte participantes, destacam-se o diretor, roteirista e ator americano Spike Lee, presidente do júri, e seus premiados compatriotas Jodie Foster, Sean Penn e Matt Damon, enquanto Catherine Deneuve, Marion Cotillard, Camille Cottin, Valérie Lemercier e Jean Dujardin estarão na casa.
A atriz Foster, aclamada por filmes como O Silêncio dos Inocentes e Acusados, receberá a Palma de Ouro por seu filme e estará ao lado de Damon e do veterano cineasta italiano Marco Bellocchio na aguardada seção paralela ‘Um encontro com…’, que consiste em oficinas para aproximar o público do fascinante mundo do cinema.
O 74ú Festival de Cannes terá 24 longas-metragens em cartaz para a cobiçada Palma de Ouro, incluindo Flag Day e The French Dispatch, dos diretores americanos Sean Penn e Wes Anderson, respectivamente; Benedetta, do diretor holandês Paul Verhoeven e Tre Piani, do diretor italiano Nanni Moretti.
A lista também inclui os longas-metragens A gripe Petrov, do diretor russo Kirill Serebrennikov, e propostas dos diretores franceses Jacques Audiard (Les Olympiades) e Leos Carax (Annette), entre outros.
jha/wmr/vmc