O governo local enviou especialistas e voluntários para deslocar as pessoas que vivem em áreas de perigo para lugares mais altos e até agora não foram relatadas baixas.
Além disso, exortou a população a ser extremamente cuidadosa e não descarta um aumento no número de abrigados, pois as previsões projetam a queda de mais chuva no resto da semana.
Chongqing é uma das regiões sobrecarregadas na China por chuvas persistentes desde maio passado, muito antes do início oficial da estação chuvosa.
O serviço meteorológico está de olho em 13 províncias no centro, sul e leste da China, mas também advertiu sobre chuvas torrenciais sem precedentes e até tempestades de granizo nas áreas do norte.
Mesmo algumas partes da nação asiática registrarão ondas de calor extremas este mês.
A China experimentou em 2020 uma de suas piores épocas de chuva por chuvas recordes durante vários dias seguidos no centro, sul e leste.
Somente de junho a agosto foi o recorde histórico de 753,9 milímetros de chuvas incessantes durante 23 dias consecutivos, que também deixaram mais de 200 mortos, 63 milhões de pessoas afetadas e perdas diretas para a economia por mais de 25 bilhões de dólares.
mem/ymr/bm