Em uma entrevista para o jornal Rakyat Merdeka nesta cidade, Lavrov enfatizou que, como o presidente russo Vladimir Putin deixou claro, a melhoria das relações entre Moscou e Washington ‘só é possível através da busca de um equilíbrio de interesses mutuamente aceitável com base na paridade’, disse ele.
O Ministro das Relações Exteriores observou que quase imediatamente após a cúpula dos líderes russos e americanos em Genebra, as autoridades americanas, incluindo os participantes da reunião, retomaram os discursos anteriores com força redobrada.
Disse que as palavras de Washington foram seguidas de ameaças contra a Rússia, que, segundo ele, estará sujeita a novas pressões se ‘dentro de alguns meses’ não aceitar as ‘regras do jogo’ estabelecidas em Genebra.
‘As tentativas de diálogo conosco a partir de uma posição de força estão condenadas ao fracasso desde o início: responderemos dura e decisivamente a ações hostis’, disse o ministro russo.
De acordo com Lavrov, é necessário interagir honestamente se Washington quer relações estáveis e previsíveis.
Moscou acredita que a reunião de cúpula Rússia-EUA foi realizada de forma franca e profissional, mas não abriga ilusões, salientou o ministro russo das Relações Exteriores na entrevista ao jornal indonésio.
Em sua opinião, Moscou está satisfeito com o desejo das partes de se entenderem mutuamente.
Lavrov considerou a cúpula ‘modesta, mas ainda assim um passo à frente para a restauração da normalidade’ entre os países. Ele observou que isso é impossível sem levar em conta os interesses um do outro e o respeito mútuo.
jha/mml/bm