De acordo com o último relatório atmosférico, às 6:00 horas locais, a região central da Elsa estava a 24,3 graus de latitude norte e 82,5 graus de longitude oeste e continuará a se mover para o noroeste e depois virará para o norte durante a tarde de terça-feira.
Seus ventos sustentados máximos são de 95 quilômetros por hora, com rajadas mais altas e a pressão central é de 1007 hecto-Pascal, disse o boletim meteorológico.
As previsões preveem seu fortalecimento gradual sobre o Estreito da Flórida e o Golfo do México, enquanto nuvens e chuvas associadas às faixas de alimentação da Elsa continuarão a afetar as províncias cubanas desde Pinar del Rio até Cienfuegos e Villa Clara, incluindo o município especial de Isla de la Juventud.
Durante as primeiras horas desta manhã, a Elsa continuou a se mover norte-noroeste sobre o Estreito da Flórida a cerca de 19 quilômetros por hora.
As áreas nubladas, com chuveiros e chuvas fortes, continuam afetando os territórios cubanos ocidentais de Matanzas, Mayabeque e Isla de la Juventud.
Em Cardenas, Matanzas relatou chuvas fortes com um total de 210 milímetros, incluindo 125 milímetros nas últimas três horas.
Por outro lado, a estação meteorológica Casa Blanca em Havana relatou ventos constantes de 40 quilômetros por hora, com rajadas próximas a 60 quilômetros por hora. mem/cdg/bm