Nesse sentido, o secretário executivo do bloco de integração, Sacha Llorenti, destacou a aprovação de um roteiro com propostas concretas de trabalho conjunto, voltado para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, marcada para novembro, em Glasgow, Escócia.
A ALBA-TCP realizou uma reunião ministerial na véspera, por videoconferência, com o objetivo de traçar estratégias de cooperação em torno dos desafios ambientais e seus impactos sobre os povos da região.
Durante seu discurso, Llorenti destacou que a crise ambiental é consequência de padrões de produção insustentáveis nos países desenvolvidos, bem como da falta de vontade política para cumprir compromissos e obrigações nessa área.
Por sua vez, o Ministro do Ecossocialismo da Venezuela, Josué Lorca, destacou a importância de estabelecer objetivos comuns como povos e Estados para fazer frente aos efeitos e consequências das mudanças climáticas.
Da mesma forma, ratificou o compromisso de apoiar todas as propostas que visam a preservação dos direitos da humanidade e a preservação da Mãe Terra.
O chefe da carteira boliviana de Meio Ambiente e Água, Juan Santos, defendeu junto à ALBA-TCP a implementação de ações urgentes em prol da preservação do planeta, denunciando o impacto do modelo produtivo capitalista como causa estrutural dos problemas ambientais.
Santos alertou que a crise climática constitui um dos grandes desafios da humanidade hoje, ao ameaçar a própria existência de vida na Terra em decorrência das políticas do capitalismo.
Ele afirmou que a ALBA-TCP pode se tornar um mecanismo para promover o Acordo de Paris, em um cenário global marcado pela posição dos países desenvolvidos de repassar o peso da crise climática para os povos em desenvolvimento, enfatizou.
Por sua vez, a Ministra da Ciência e Tecnologia de Cuba, Elba Rosa Pérez, destacou a importância de fortalecer a cooperação e integração regional para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável dos países do continente.
O responsável disse que é urgente uma ação coletiva face ao impacto cada vez mais visível das alterações climáticas no mundo, face ao qual a implementação do conhecimento científico e tecnológico assume um papel central para travar este fenómeno.
mem / wup / fav