22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evo Morales denuncia complô de direita derivada de golpe de estado

Evo Morales denuncia complô de direita derivada de golpe de estado

La Paz, 9 jul (Prensa Latina) O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales (2006-2019), denunciou hoje a participação de alguns governos de direita da América do Sul no golpe contra ele em 2019, que resultou em massacres e pilhagens na Bolívia.

Em sua conta no Twitter, Morales se referiu à carta enviada então pelo chefe da Força Aérea Boliviana, Jorge Gonzalo Tercero, ao embaixador da Argentina, Normando Álvarez, na qual ele agradece o envio de suprimentos para lidar com ‘a situação conflituosa que vive a Bolívia’, em um contexto em que o fardado e a polícia apoiaram o golpe.

‘Esta é uma evidência inegável da reedição do Plano Condor, com a troca de informações e sistemas de repressão’, disse o ex-líder indígena.

Acrescentou que ‘a carta assinada por um oficial militar que desonrou sua bandeira e tentou contra a ordem constitucional prova a participação de governantes de direita, da Igreja Católica, dos Estados Unidos e (Luis) Almagro (líder da Organização dos Estados Americanos)’ nestes eventos.

Seus crimes contra a humanidade devem ser investigados e punidos no tribunal internacional, Morales enfatizou em um tweet.

Nesta linha, ontem o ministro boliviano das Relações Exteriores, Rogelio Mayta, confirmou que o governo argentino do ex-presidente Mauricio Macri estava envolvido no golpe de Estado acima mencionado.

De acordo com documentos oficiais, a Argentina forneceu material militar às forças golpistas que reprimiram as manifestações de apoio a Morales, então eleito para um novo mandato.

Depois que o caso foi descoberto, o presidente argentino, Alberto Fernández, enviou uma carta a seu colega boliviano, Luis Arce, expressando ‘dor e vergonha’ pelas ações do governo Macri, e pediu desculpas ao povo boliviano.

Por outro lado, Morales também dedicou hoje um tweet de saudações ao povo da Argentina e ao governo de Fernández no dia da independência daquele país, e expressou a eles que ‘eles estão sempre em nossos corações gratos’.

agp/dla/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES